sexta-feira, 29 de março de 2013

Música para flauta doce - Série I

Música 3

Até agora tocamos músicas com notas graves. Essa nova música reunira notas graves e agudas. atenção para o sopro. Não sopre forte pois o som da flauta desafinará, como se estivesse "gritando". É um barulho irritante se repetido em demasia. isso acontece com sopros muito fortes ou quando os dedos não tapam os buracos corretamente. Atenção para isso!
Dica de respiração.
Em geral tendemos a abrir a boca para respirar enquanto tocamos. Isso não é necessário. Acostume-se a inspirar pelas narinas e expirar pela boca. Chama-se respiração circular. Não é necessário grandes inspirações para tocar, mas aprender a respirar enquanto se toca. A dica para essa música é inspirar a cada fim de frase.
Bom treino.

A partitura da música está logo abaixo das cifras.




O Cravo Brigou Com A Rosa

sol sol mi  -  O cravo

DO si la sol fa - brigou com a rosa

la la fa - embaixo

DO si la sol sol - de uma sacada

sol DO DO - o cravo

DO RE DO si la  - saiu ferido

la sol si la - e a rosa

fa re do do - despetalada.


Partitura



























 

Flauta doce para iniciantes - Música 2
 
Olá pessoal, nessa segunda música, façamos o seguinte. Ao soprar procure utilizar a sílaba "tu". Antes de tocar a música treine apenas com o bisel da flauta fazendo o ritmo.
Depois tente tocar a música lentamente. A passagem sol - si requer certo treino para que os dedos anelar e médio mudem de posição ao mesmo tempo.
 
BISEL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

O sapo não lava o pé


sol DO DO  sol la sol mi - o sapo não lava o pé 


sol DO DO  sol la sol si - não lava porque não quer



sol sol si si sol la sol si si - ele mora lá na lagoa


sol la sol si sol la si DO - não lava o pé porque não quer.

Músicas fáceis para flauta doce - Série I

Músicas fáceis para flauta doce - nº 1

Olá pessoal do colégio Santa Isabel, em Fortaleza e da Fundação Bradesco, em Caucaia. Esta é a primeira postagem de uma série intitulada Iniciação à flauta doce. Colocarei nessa primeira série algumas músicas para quem está começando a familiarizar-se com a flauta doce e, certamente quer tocar algumas músicas.

A princípio você deve criar uma memória sonora e visual, quer dizer. Deve memorizar o nome da nota, sua posição de dedos e seu som. Por isso, quanto mais repetições de notas enquanto toca, melhor. Outro elemento importante é que você conheça a música. porque facilita na hora de interpretar e ajuda a compreender a velocidade com a qual você troca as notas. A escolha por músicas folclóricas é justamente por isso.

A extensão - escala que usamos - será até a nota RE aguda. Para isso identificaremos as notas graves com cifras minúsculas e as agudas com cifras maiúsculas.

Acho que já escrevi demais.
Vamos às músicas.

Capelinha de melão

sol sol sol la sol fa mi  - capelinha de melão

sol sol la sol fa - é de São João

si si si si  - é de cravo

si la sol sol - é de rosa

sol la sol fa mi - é de manjericão.




Abaixo, a partitura da música.