quarta-feira, 20 de março de 2013


A música sertaneja e o canto

Uma das modalidades da moda de viola é o canto acompanhado. Geralmente em duplas, tem origem nos encontros em que os cantadores animavam folguedos e festas religiosas no sertão. Em um artigo bastante explicativo Cornélio Pires investigou o canto caipira e nos fornece informações muito valiosas para compreender suas origens e características. Retiro o artigo da Wikipédia cujo link será colocado no final desse post.
O folclorista Cornélio Pires conheceu a música caipira, no seu estado original, nas fazendas do interior do Estado de São Paulo e assim a descreveu em seu livro "Conversas ao pé do Fogo":
-"Sua música se caracteriza por suas letras românticas, por um canto triste que comove e lembra a senzala e a tapera, mas sua dança é alegre".
Cornélio Pires em seu livro "Sambas e Cateretês", recolheu letras de música cantadas nas fazendas do interior do estado de São Paulo no início do século XX, antes de existir a música caipira comercial e gravada em discos. Sem o livro "Sambas e Cateretês" estas composições teriam caído no esquecimento.
Inicialmente tal estilo de música foi propagado por uma série de duplas, com a utilização de violas e dueto vocal. Esta tradição segue até os dias atuais, tendo a dupla geralmente caracterizada por cantores com voz tenor (mais aguda), nasal e uso acentuado de um falsete típico. Enquanto o estilo vocal manteve-se relativamente estável ao longo das décadas, o ritmo, a instrumentação e o contorno melódico incorporaram aos poucos elementos de gêneros disseminados pela indústria cultural.[1]

Retirado de <ttps://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja> acessado em 20/03/2013

Abaixo, um exemplo dessa música tão rica em seu modo tradicional.

musica para viola caipira não mexe comigo

A viola caipira
 
 
A viola caipira é um instrumento musical que tem suas origens na colonização portuguesa. Descendendo da guitarra mourisca, pequeno instrumento da família do alaúde cujas informações acerca de seu uso são de 1300, aportou no Brasil com os portugueses sendo utilizada bastante pelos jesuítas na catequização dos indígenas.
Segundo Neto Stéfani,  músico paulista, por volta do ano 1000 surge um instrumento chamado de guitarra latina, mais tarde chamado de guitarra renascentista e por volta do ano de 1300 surgem na Espanha dois instrumentos derivados da guitarra renascentista: a guitarra barroca com cinco pares de cordas e a vihuela com seis pares de cordas.

Estes dois instrumentos então foram introduzidos em Portugal com o nome de viola (aportuguesamento de vihuela) por volta do ano 1350. Nossa querida viola caipira veio de Portugal no período da colonização por volta de 1550 ( com cinco pares de cordas) com os jesuítas e colonizadores portugueses, onde no sec XV sobretudo no sec XVI já era muito difundida e considerada o principal instrumento dos trovadores na Europa.
Nos sertões brasileiros seu uso foi adaptado pelos agricultores e vaqueiros, surgindo formas de fazer como de uma madeira inteira , a viola de cocho, como também afinações diversas, de acordo com a finalidade de seu uso ou com as características do instrumentista.
Uma das formas mais marcantes na música brasileira é o ponteio, ou ponteado de viola.
O vídeo que ilustra esse texto é de Eduardo Andrade. Vale a pena apreciar sua arte de pontear.

Abaixo algumas dicas de sites muito bons e ricos tanto em informação como em boa música.


MUSICA ELETRONICA COM O VIOLAO

Importante, além de conhecer as técnicas e as teorias que fazem parte da aprendizagem do violão. É poder atualizar sempre e demonstrar que há muito mais me tocar um instrumento que bater acordes.