A viola caipira
A viola caipira é um instrumento musical que tem suas origens na colonização portuguesa. Descendendo da guitarra mourisca, pequeno instrumento da família do alaúde cujas informações acerca de seu uso são de 1300, aportou no Brasil com os portugueses sendo utilizada bastante pelos jesuítas na catequização dos indígenas.
Segundo Neto Stéfani, músico paulista, por volta do ano 1000 surge um instrumento chamado de guitarra latina, mais tarde chamado de guitarra renascentista e por volta do ano de 1300 surgem na Espanha dois instrumentos derivados da guitarra renascentista: a guitarra barroca com cinco pares de cordas e a vihuela com seis pares de cordas.
Estes dois instrumentos então foram introduzidos em Portugal com o nome de viola (aportuguesamento de vihuela) por volta do ano 1350. Nossa querida viola caipira veio de Portugal no período da colonização por volta de 1550 ( com cinco pares de cordas) com os jesuítas e colonizadores portugueses, onde no sec XV sobretudo no sec XVI já era muito difundida e considerada o principal instrumento dos trovadores na Europa.
Nos sertões brasileiros seu uso foi adaptado pelos agricultores e vaqueiros, surgindo formas de fazer como de uma madeira inteira , a viola de cocho, como também afinações diversas, de acordo com a finalidade de seu uso ou com as características do instrumentista.
Uma das formas mais marcantes na música brasileira é o ponteio, ou ponteado de viola.
O vídeo que ilustra esse texto é de Eduardo Andrade. Vale a pena apreciar sua arte de pontear.
Abaixo algumas dicas de sites muito bons e ricos tanto em informação como em boa música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário