Sabe as músicas que dão tensão, emoção, sensação de
velocidade entre outras sensações nos espectadores de um filme? Por exemplo: a
cena da última luta entre os piratas no filme Piratas do Caribe No Fim do Mundo.
Bem estas músicas são conhecidas por trilha sonora. Há trilhas que são montadas
com canções das quais se tiram trechos específicos para as cenas e há outras em
que o padrão é a cena acompanhada por música orquestral, como em Guerra nas
Estrelas. Pois bem, aproveitando a deixa de nosso tema ser Instrumentos
Musicais, vamos conhecer a orquestra, seua origem, seus instrumentos, sua
estrutura e organização.
O quadro ao lado mostra a
Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Uma orquestra completa com seu regente, ou
maestro, ao centro, e um coro, ou coral, ao fundo. Observe bem que os
instrumentos são dispostos em grupos, não estão todos misturados. Isso porque
favorece tanto à sonoridade, quanto à regência. Mas vamos conhecer pouco a
pouco esse grupo musical.
O termo Orquestra vem do
grego e corresponde ao local onde o coro (Koros) executava as danças
(orkhestra) e cantava. Com o tempo Orquestra passou a significar o conjunto de
vários instrumentistas que executavam uma obra musical. Os conjuntosmusicais
executantes são conhecidos desde as primeiras dinastias egípcias e durante
muitos séculos limitaram-se a 3 ou 4 intérpretes. Com o gradativo
enriquecimento das formas instrumentais, foi possível dividirs os instrumentos
em famílias, nomeando-se cada um por seu modo de tocar: cordas, sopros e
percussão. Esta divisão aconteceu no século XVI, quando se teve a idéia de
reunir os vários membros de cada família em grupos sonoros, de acordo com os
correspondentes timbres.
O compositor Cláudio
Monteverdi ampliou no século XVI o número de instrumentos desses grupos, e sua
orquestra chegou a incluir 36 participantes. No século seguinte o francês
Rameau aumentou esse número para 47, mantendo-se este total até as últimas
isnfonias de Mozart, no fim do século XVIII.
A partir de Beethoven (
inicio do século XIX ) a orquestra sinfônica sofreu um pequeno aumento no
âmbito de cada família, incluindo até 60 executante. Mas foi com o francês
Berlioz que ela se distribuiu na forma em que hoje conhecemos, atingindo,
quando necessário, um total de 110 instrumentistas. E a partir de Wagner ela
adquiriu a personalidade atual.
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